O que é ESG?

ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance. Em português, pode ser traduzida como Governança Ambiental, Social e Corporativa. O ESG é um conjunto de fatores que mede o impacto de uma empresa nas dimensões ambiental, social e de governança.

Origem do ESG

As ideias que sustentam o ESG são antigas. As preocupações com os danos ambientais e sociais causados pelas atividades econômicas já eram expressas por pensadores e economistas desde o século XIX. Na década de 1990, a ideia de que as empresas deveriam levar em conta esses custos ambientais e sociais ganhou força, com o surgimento dos primeiros investimentos socialmente responsáveis.

Importância do ESG

O ESG é cada vez mais importante para as empresas, investidores e sociedade como um todo. As empresas que adotam boas práticas ESG são mais resilientes a crises, atraem mais investidores e funcionários e são mais bem-vistas pela sociedade.

Princípios ESG

Os principais princípios do ESG são:

Meio ambiente: As empresas devem minimizar seu impacto ambiental, adotando práticas sustentáveis de produção, consumo e descarte de resíduos.

Sociedade: As empresas devem promover a igualdade, a diversidade e a inclusão, bem como garantir a segurança e o bem-estar de seus funcionários e clientes.

Governança: As empresas devem administrar seus negócios de forma ética e transparente, respeitando os direitos de seus acionistas e stakeholders.

ESG no Brasil

O ESG ainda é um conceito relativamente novo no Brasil, mas vem ganhando força nos últimos anos. As empresas brasileiras estão cada vez mais conscientes da importância de adotar boas práticas ESG, e os investidores brasileiros também estão cada vez mais interessados em investir em empresas ESG.

Exigências mais atuais para empresas e pessoas

As exigências para empresas e pessoas em relação ao ESG estão cada vez mais rigorosas. As empresas estão sendo pressionadas a adotar melhores práticas ambientais, sociais e de governança, e os consumidores estão cada vez mais conscientes das questões ESG e estão preferindo comprar de empresas que adotam essas práticas.

Exigências para empresas

As empresas que desejam ser bem-sucedidas no futuro precisam adotar boas práticas ESG. As principais exigências para empresas em relação ao ESG são:

Reduzir sua pegada ambiental: As empresas devem reduzir sua emissão de gases de efeito estufa, seu consumo de água e energia, e sua geração de resíduos.

Promover a igualdade e a diversidade: As empresas devem garantir a igualdade de oportunidades para todos os funcionários, independentemente de raça, gênero, orientação sexual, religião ou deficiência.

Administrar seus negócios de forma ética: As empresas devem respeitar os direitos de seus funcionários, clientes e stakeholders, e devem combater a corrupção e a lavagem de dinheiro.

Exigências para pessoas

As pessoas também estão sendo pressionadas a adotar melhores práticas ESG. As principais exigências para pessoas em relação ao ESG são:

Reduzir seu consumo de bens e serviços: As pessoas devem consumir menos bens e serviços, e devem preferir produtos e serviços sustentáveis.

Reciclar e compostar: As pessoas devem reciclar e compostar seus resíduos, para reduzir a quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários.

Apoiar empresas ESG: As pessoas devem apoiar empresas que adotam boas práticas ESG, com seu consumo e seu investimento.

O ESG é uma tendência que veio para ficar. As empresas e as pessoas que adotarem boas práticas ESG estarão bem-posicionadas para o futuro.